Saiba mais sobre o Soundscape, o “Cercle brasileiro”

Similar à plataforma francesa, o projeto mostra DJs tocando em lindas paisagens no Brasil
* Com a colaboração de Nayara Storquio
** Edição e revisão: Flávio Lerner

Um canal brasileiro de música eletrônica que convida artistas para gravar sets em locais inesperados, seja em paisagens naturais ou urbanas — este é o Soundscape. O projeto surgiu da vontade de tirar a música eletrônica do ambiente de clubs e raves e desmistificar a imagem negativa que esse tipo de arte ainda tem com grande parte da nossa sociedade. “Nós queremos que as pessoas possam ver a natureza artística da música eletrônica e ir além do pressuposto de que é um tipo de música que só serve para pista e festas”, explica Kalygan Poletto, idealizadora do projeto, em contato com a Phouse.

Os locais para as gravações dos episódios são escolhidos com o objetivo de mostrar ao público as diferentes belezas naturais, culturais, turísticas e históricas do nosso país. Essa escolha é feita pela produção juntamente com o artista convidado; o importante é que o lugar combine com a identidade visual e musical dos DJs e os deixe à vontade para a gravação. O público também pode ajudar enviando sugestões.

Episódio mais recente trouxe o DJ Murphy ao campus da Unilivre, em Curitiba

O projeto é inspirado no mundialmente conhecido canal francês de livestream Cercle — que inclusive esteve por aqui em março, trazendo o Artbat ao Pão de Açúcar —, mas com o diferencial de ser focado em valorizar e divulgar o patrimônio brasileiro, tanto natural quanto artístico. “No Brasil, temos lugares incríveis, belíssimas paisagens do Norte ao Sul. Queremos explorar essa diversidade e mostrá-la ao nosso público”, continua Kalygan, que hoje conta com a sócia Andreia Batista para tocar a iniciativa.

Fundado em setembro de 2017, o Soundscape já apresentou episódios incríveis com artistas consagrados da cena, como Albuquerque, Any Mello, L_cio, Ella Whatt e mais recentemente o DJ Murphy. Todos os sets gravados podem ser acessados pelo canal da plataforma no YouTube (veja abaixo), ou pela página dos parceiros da Dance Television, canal estrangeiro que é referência em produção e divulgação de conteúdo. Apesar de ter foco em artistas brasileiros, grandes nomes internacionais — principalmente DJs que têm um carinho especial pelo Brasil — já estão na lista dos próximos episódios.

No final do ano passado, o Soundscape colocou Ella Whatt na Roda Gigante Brasil, no Rio de Janeiro

Demonstrando grande potencial de crescimento, o projeto segue buscando patrocinadores para poder dar continuidade e expandir as possibilidades de gravação. O próximo episódio a ser lançado foi gravado no final de maio com o DJ Gabe nas Cataratas do Iguaçu. O parque nacional foi aberto mais cedo especialmente para as gravações, e a previsão é que esse super material seja disponibilizado no próximo dia 26.

LEIA TAMBÉM:

Mesmo com a Cercle rolando no Brasil e a gigantesca BE-AT.TV investindo em iniciativas similares no país, o Soundscape se destaca por ser uma iniciativa independente, criada e desenvolvida através dos olhares de representantes do cenário nacional, colocando nossos heróis nacionais em mais destaque. A concorrência dessas grandes marcas deve estimular o projeto a mirar voos ainda mais longos, trazendo um conteúdo cada vez mais relevante. Vamos ficar de olho!

Veja outros vídeos já lançados pela plataforma:

Leon Pureza é colaborador da Phouse.

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.
ADVERTISEMENT