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SPACE: O CLUB DOS CLUBS

Phouse Staff

Publicado em

04/04/2013 - 19:59

Pepe Roselló, amante da música e da dança, começou suas atividades abrindo restaurantes em Ibiza até se aventurar em 1963 com um Playboy club, em San Antonio, quando a ilha ainda era paraíso hippie que servia de refúgio para pessoas que fugiam das guerras do Vietnã e Coréia.

Durante a ditadura de Franco na Espanha, regime que restringiu atividades artísticas, inclusive a música, Ibiza transformou-se no local ideal para os artistas colocarem sua arte em movimento. E foi nessa atmosfera repressiva que alguns homens de negócios como Pepe apostaram na música e clubs, abrindo na ilha a Pacha em 73, seguida do Es Paradis, Amnesia, Ku (atual Privilege) e a Space.

 

(Foto: Pepe Rosello com Nic Fanciulli e Carl Cox na festa de abertura da Space Balneário Camboriú em dezembro de 2012)

Em 1989 Pepe assumiu o local que seria o club Space em Playa d’en Bossa, transformando a região até então conhecida como resort familiar, em um dos mais agitados da ilha. Ele acabou revolucionando a noite local ao abrir o club em dois períodos do dia, vendo oportunidades nas imposições das leis espanholas que exigiam que os estabelecimentos fechassem por duas horas diárias, no mínimo. A programação abrangia desde concursos de misses, bandas ao vivo, performances flamencas até…a música eletrônica.

Em 1991 chegaram os primeiros da geração pós ‘Verão do Amor’ (ápice da música eletrônica em Ibiza). Os ingleses Alex P – inaugurando o som do bar, depois convertido em terraza, com um som mais lounge -, e dois anos mais tarde, Brandon Block, que virou lenda com seus sets na pista e depois na terraza. O resto, é história.

No club, a cultura do som do DJ e o culto a esse personagem foi inevitável. O Space, a partir de 1994, foi o primeiro club a convidar em grande escala DJs internacionais para tocar. Alemães como Sven Vath e o falecido Marc Spoon (que levava muitas broncas de Pepe ao telefone, por seus atrasos e estripulias no hotel), traçaram o perfil da cena eletrônica existente até hoje na ilha.

Começaram à surgir noites como a Up Yer Jonson, com Sasha, Renaissance, com Dave Seaman e John Digweed, React, com Carl Cox, e shows ao vivo (Live Acts e Live P.A ́s) com Erick Morillo e seu Reel 2 Reel. Tudo isso, sem contar as grandes festas de abertura e encerramento de temporadas. Até os domingos se tornaram festivos e intensos ao comando de Brandon Block e Alex P., fazendo deste dia da semana um dos melhores da ilha até hoje.

O club Space envolve diversos segmentos musicais da EDM (Electronic Dance Music), e este trabalho foi plantado a partir de residentes versáteis como Reche, José de Divina e Tania Vulcano (que logo tornou-se residente do CircoLoco), até as mais recentes contratações: Jonathan Ulysses e Steve Lawler.

O brasileiro DJ Marky já tocou drum ́n ́bass na pista principal do Space à convite de Carl Cox, em uma das noites em que era residente. Marky estava um tanto nervoso ao olhar a pista do club, nisso Carl Cox disse: “Você está aqui para fazer o seu som, por isso o convidei”.

A Space procura entender todos os que a visitam anualmente. Celebridades e pessoas comuns se misturam na pista sem distinções, todos em busca de diversão. A relação do club com os DJs e managers é diferenciada e geraram ótimos relacionamentos onde as partes se unem a exemplo de Carl Cox, Sasha, John Digweed, Steve Lawler, Erick Morillo e muitos outros.

 

(Foto Space Ibiza: divulgação)

Após 23 anos de Space, muitos DJs simplesmente amam tocar no club. E o club surpreendeu novamente ao anunciar que um dia de sua temporada funcionaria por 22 horas ininterruptas. Voltando a 1999, os domingos não terminavam antes das oito hoiras da noite. Darren Hughes e Danny Whitte faziam a maratona de 22 horas, das oito da noite de domingo às seis da tarde de segunda-feira, começando na pista e culminando com um sunset na terraza. Nascia então a festa “We Love Sundays”, que acontece por 14 semanas durante o verão, e que receberia em 2002 o prêmio de melhor noite de Ibiza no Dancestar Awards.

A Space, acompanhando a revolução da cultura clubber, remodelou as cabines dos DJs entre 1999 e 2000. Antes, os DJs tocavam muito próximos aos bares internos e externos, e com as mudanças, os DJs começaram a aparecer de frente para o público e não mais “escondidos”. E a explosão veio em agosto de 1999, quando em uma festa da BBC Radio 1, os DJs Carl Cox, Mousse T e Boris Dlugosh tocaram para um público em delírio. As cabines tornaram-se o local sagrado para os clubbers e o Space ganhou o prêmio de melhor club do mundo no Dance Star Awards, em 2001.

Entre os anos de 2000 e 2010 o club consolidou-se pelo mix de gêneros da música eletrônica e, com a mudança das leis, o club passou a fazer mais festas durante o dia, tornando-se referência mundial com cinco diferentes pistas. Seu soundsystem impecável foi indicado durante anos como o melhor do mundo no IDMA (International Dance Music Awards), virando uma espécie de meca da música eletrônica.

Em 2010 a Space abriu franquias da marca, após ser procurada por empresários da localidade de Sharm, no Egito. Depois vieram Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e no final de 2012, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Com seus 23 anos o Space é o club com maior número de premiações no mundo e com uma audiência ímpar a cada temporada.

COMMENTS:

 

Jonathan Ulysses (Space Ibiza resident)
“Têm sido muito divertido tocar na Space por essas 15 temporadas. O sistema de som não fica devendo ao de nenhum outro club e o público que frequenta parece ser mágico. Cada vez mais artistas tocam ao vivo no club. Além disso, Ibiza está se tornando o local número 1 pra quem quiser se divertir pra valer. Tive sorte em ver os projetos da Space Brasil que estavam em Ibiza. É de tirar o fôlego, com espaço para shows ao vivo e para os melhores DJs que tocarão no país. Acho que será muito empolgante para os brasileiros, que poderão desfrutar daquela dimensão diferente, com aquele sabor que se espera do Space.”

 

Elio Riso (Space Ibiza resident)
“A Space tem algo especial, um som excelente e pessoas muito legais. Por isso, a Space B. Camboriú tem que ser algo mágico!

 

Raul Boesel (DJ e ex-piloto)
“A primeira vez que conheci foi em 2005, e desde então, vou todo ano. Nesses últimos 8 anos vi os melhores DJs do mundo se apresentarem lá. O club é incrível, o sistema de som um dos melhores que conheço, assim como a vibe do público. Nos últimos dois anos fui para o fechamento da temporada e, claro, para a festa do Carl Cox. Fui para assistir a abertura da noite com a DJ tINI e o B2B do Loco Dice com o Carl Cox. Simplesmente impossível de
se descrever. Eu e minha esposa Deborah voltaremos esse ano, com certeza.”

NO BRASIL

A vinda do Space para Balneário Camboriú é fruto do empreendedorismo de Herlon Hamm e de General. Os dois foram pioneiros na organização de eventos de música eletrônica na região, festas como ‘Gastronic e Fullgas’, que contratavam DJs como MauMau, Nude e George ACTV (SP), Anderson Noise (BH) e a dupla Leozinho & Paciornik (PR). Esta é a terceira franquia da marca no mundo, a primeira nas Américas. Empreendimentos de sucesso como o Djunn Music Place e o Parador Beach Club pareciam antever toda a movimentação clubbing que Balneário Camboriú viveria, se tornando uma espécie de ‘Nova Ibiza’.

Com o que existe de mais moderno em som, como o sistema Funktion One, e iluminação, a estrutura da Space brasileira privilegia o conforto do público ocupando uma área de 158 mil metros quadrados cercado pelo verde local, tudo com aval da marca Space, que acompanhou o projeto desde o início.

O line-up de inauguração teve shows de nomes como Carl Cox, Mark Knight, Camilo Franco (Space Ibiza resident), Yousef, Nic Fanciulli, Robert Dietz, Ali Tiefschwarz, Josh Wink, Stefano Noferini e o brasileiro Carlo Dall’Anese.

Veja as fotos da festa de inauguração da Space B. Camboriú aqui.

CURIOSIDADES:

PLATAFORMA PARA DJs
O club Space, ainda que fora da rota New York – Londres, foi responsável por catapultar e consolidar ainda mais as carreiras de DJs como Sasha, o primeiro a desfrutar de uma residência no club, seguido por John Digweed e Carl Cox, com residências de mais de dez anos de sucesso. Ainda tocaram no club pioneiros da cena como Paul Oakenfold e Tom Middleton. E surgiram DJs residentes como Jonathan Ulysses (residente do Mob Festival no Brasil) e o argentino Elio Riso, que desembarca por aqui com frequência.

DIVERSIFICAÇÃO
O grupo Space, até hoje regido por Pepe Roselló, diversificou-se e além do club, abriu sua própria gravadora e agência de DJs (que promove as tours da Space pelo mundo afora). No Brasil, o club Anzu de Itú/SP foi o primeiro a promover essas festas, criando um intercâmbio entre os clubs. Além disso, criou-se a Space Entertainment (uma divisão em Barcelona, voltada a outros empreendimentos), como patrocínio de um time de futebol que estampa
no uniforme a marca Space.

PIONEIRISMO
Entre algumas curiosidades, o club Space foi responsável pela introdução das bebidas energéticas em Ibiza. A logomarca da Red Bull logo invadiu os after hours e as tradicionais domingueiras ‘We Love Sundays’ na terraza.

GRAVADORA
O Space também descobriu o poder de afirmação de sua marca no mercado fonográfico, lançando seu selo e distribuindo mundialmente. São compilações assinadas pelos seus residentes, como a ‘Global’ de Carl Cox e outros convidados escolhidos a dedo a cada temporada. São mais de 70 compilações, que vendem milhares de cópias mundo afora. O brasileiro Júlio Torres (dos projetos Crossover e Dexters) teve uma de suas faixas lançadas em um CD duplo da Space em 2001.

Visite os links abaixo:
www.spaceibiza.com
www.spacebcamboriu.com.br

Publicado na Mixmag Brasil #15
Words: Gonçalo Vinha e Beto Borges Photos Divulgação Space Ibiza press
Fotos Space Balneário Camboriú: Guilherme Ramos, Fábio Lancini
Fotos artistas: divulgação

 

Fonte: Mixmag

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O Epic mais “epic” de todos? Eric Prydz anuncia novo live para o Tomorrowland

Produtor afirma ter desenvolvido sua própria tecnologia para o projeto

Phouse Staff

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Electronic Music Awards Vencedores EPIC HOLOSPHERE
Foto: Reprodução

Em um anúncio curto na última semana, Eric Prydz revelou seu novo projeto, que será debutado no Tomorrowland. Chamado de EPIC: HOLOSPHERE, o live já havia figurado entre a lista de hosts do festival, mas Prydz posteriormente explicou do que se trata.

“Este será, de longe, o EPIC mais avançado tecnicamente até hoje. Com o EPIC, sempre tentamos levar a tecnologia existente ao seu limite; com o EPIC: HOLOSPHERE, entretanto, a tecnologia simplesmente não estava disponível, então desenvolvemos a nossa própria”, escreveu, em suas redes sociais.

+ CLIQUE AQUI para conferir imagens do HOLO, último live inédito de Eric Prydz

O novo live sucede o HOLO, e segundo o artista, vem sendo idealizado há dois anos. “Minha equipe e eu tivemos uma visão que levou dois anos para desenvolver. É muito excitante poder anunciar isso agora, e mostrar a vocês o próximo capítulo do EPIC”, concluiu.

O projeto será apresentado em duas datas no Tomorrowland: 19 e 26 de julho.

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Produtor anuncia álbum póstumo de pioneiro da house music

Com material inédito, disco trará compilação da famosa série “Director’s Cut”, de Frankie Knuckles e Eric Kupper

Phouse Staff

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Frankie Knuckles
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira, 18, o lendário Frankie Knuckles faria 64 anos se estivesse vivo. Pra celebrar a data, o amigo e colega de collabs Eric Kupper anunciou hoje um álbum póstumo, que trará todo o material da “Director’s Cut” — série assinada por Knuckles e Kupper, em que a dupla tanto produzia material inédito quanto novas versões de clássicos da house.

O disco, portanto, trará boa parte das últimas produções do padrinho da house music (a série começou em 2011, e Knuckles morreu em 2014). Via SoSure Music, o álbum está previsto para a primavera norte-americana (nosso outono), mas será dividido em partes: o primeiro single será um “Director’s Cut edit” de “Baby Wants to Ride”, um dos maiores clássicos do falecido DJ. O single vem em três versões: o edit da Director’s Cut, em dois tamanhos diferentes, e outro edit, feito por Jimmy Edgar (que será o lado B no vinil).

Este primeiro single chega em vinil no dia 1º de fevereiro, e será lançado digitalmente no dia 15. A Frankie Knuckles Foundation — ONG americana que foca suas ações em educação musical nas escolas, juventude LGBTQ sem-teto e prevenção de AIDS e diabetes — receberá 50% dos lucros do álbum póstumo.

Relembre a original de “Baby Wants to Ride”, de 1987:

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Com suporte de David Guetta, Audax e VINNE lançam “For the Night”

Faixa foi lançada nesta sexta-feira, pelo selo alemão RUN DBN

Alan Medeiros

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For the Night
O trio paulistano Audax. Foto: Divulgação

Foi lançado hoje pelo selo alemão RUN DBN o single “For The Night”, fruto de uma colaboração entre o trio brasileiro Audax — que recentemente iniciou uma nova fase — e o hitmaker VINNE, dono de sucessos como “Take Your Place” e “Bring It Back”.

“For The Night” chega ao Beatport com duas versões, um “vocal mix” (que pode ser escutado abaixo) e um “instrumental mix”. Neste trabalho, VINNE e Audax exploram uma faceta mais intensa e explosiva de suas produções e contam com a participação da cantora e compositora brasileira Pri Pach e a rapper Babii Cris, de São Francisco. Juntos, eles acompanham uma movimentação do mercado nos últimos anos, que tem colocado artistas da eletrônica colaborando com nomes de fora deste cenário, cada vez em maior fluxo. O Audax por exemplo, já remixou até mesmo o Wesley Safadão de forma oficial.

+ Audax 3.0: lançamento “espacial” marca nova fase do projeto brasileiro

+ Remix de VINNE e Double Z para “O Sol” é lançado por selo de Rick Bonadio

Um super destaque em torno do lançamento de For The Night foi o suporte obtido da lenda mundial David Guetta, que tocou a faixa em seu tradicional radioshow de número 446 no último domingo. O aval de um dos nomes de maior representatividade no cenário internacional da dance music posicionam o release como uma forte aposta da eletrônica brasileira para este verão.

“For the Night” tem sido tocada na pista já há alguns meses e o resultado, segundo seus próprios produtores, é bastante motivante. Ouça o release na íntegra:

* Alan Medeiros é colaborador da Phouse.

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