Connect with us
Banner Sundance Leaderborder
Federal Leaderborder

SPACE: O CLUB DOS CLUBS

Phouse Staff

Publicado em

04/04/2013 - 19:59

Pepe Roselló, amante da música e da dança, começou suas atividades abrindo restaurantes em Ibiza até se aventurar em 1963 com um Playboy club, em San Antonio, quando a ilha ainda era paraíso hippie que servia de refúgio para pessoas que fugiam das guerras do Vietnã e Coréia.

Durante a ditadura de Franco na Espanha, regime que restringiu atividades artísticas, inclusive a música, Ibiza transformou-se no local ideal para os artistas colocarem sua arte em movimento. E foi nessa atmosfera repressiva que alguns homens de negócios como Pepe apostaram na música e clubs, abrindo na ilha a Pacha em 73, seguida do Es Paradis, Amnesia, Ku (atual Privilege) e a Space.

 

(Foto: Pepe Rosello com Nic Fanciulli e Carl Cox na festa de abertura da Space Balneário Camboriú em dezembro de 2012)

Em 1989 Pepe assumiu o local que seria o club Space em Playa d’en Bossa, transformando a região até então conhecida como resort familiar, em um dos mais agitados da ilha. Ele acabou revolucionando a noite local ao abrir o club em dois períodos do dia, vendo oportunidades nas imposições das leis espanholas que exigiam que os estabelecimentos fechassem por duas horas diárias, no mínimo. A programação abrangia desde concursos de misses, bandas ao vivo, performances flamencas até…a música eletrônica.

Em 1991 chegaram os primeiros da geração pós ‘Verão do Amor’ (ápice da música eletrônica em Ibiza). Os ingleses Alex P – inaugurando o som do bar, depois convertido em terraza, com um som mais lounge -, e dois anos mais tarde, Brandon Block, que virou lenda com seus sets na pista e depois na terraza. O resto, é história.

No club, a cultura do som do DJ e o culto a esse personagem foi inevitável. O Space, a partir de 1994, foi o primeiro club a convidar em grande escala DJs internacionais para tocar. Alemães como Sven Vath e o falecido Marc Spoon (que levava muitas broncas de Pepe ao telefone, por seus atrasos e estripulias no hotel), traçaram o perfil da cena eletrônica existente até hoje na ilha.

Começaram à surgir noites como a Up Yer Jonson, com Sasha, Renaissance, com Dave Seaman e John Digweed, React, com Carl Cox, e shows ao vivo (Live Acts e Live P.A ́s) com Erick Morillo e seu Reel 2 Reel. Tudo isso, sem contar as grandes festas de abertura e encerramento de temporadas. Até os domingos se tornaram festivos e intensos ao comando de Brandon Block e Alex P., fazendo deste dia da semana um dos melhores da ilha até hoje.

O club Space envolve diversos segmentos musicais da EDM (Electronic Dance Music), e este trabalho foi plantado a partir de residentes versáteis como Reche, José de Divina e Tania Vulcano (que logo tornou-se residente do CircoLoco), até as mais recentes contratações: Jonathan Ulysses e Steve Lawler.

O brasileiro DJ Marky já tocou drum ́n ́bass na pista principal do Space à convite de Carl Cox, em uma das noites em que era residente. Marky estava um tanto nervoso ao olhar a pista do club, nisso Carl Cox disse: “Você está aqui para fazer o seu som, por isso o convidei”.

A Space procura entender todos os que a visitam anualmente. Celebridades e pessoas comuns se misturam na pista sem distinções, todos em busca de diversão. A relação do club com os DJs e managers é diferenciada e geraram ótimos relacionamentos onde as partes se unem a exemplo de Carl Cox, Sasha, John Digweed, Steve Lawler, Erick Morillo e muitos outros.

 

(Foto Space Ibiza: divulgação)

Após 23 anos de Space, muitos DJs simplesmente amam tocar no club. E o club surpreendeu novamente ao anunciar que um dia de sua temporada funcionaria por 22 horas ininterruptas. Voltando a 1999, os domingos não terminavam antes das oito hoiras da noite. Darren Hughes e Danny Whitte faziam a maratona de 22 horas, das oito da noite de domingo às seis da tarde de segunda-feira, começando na pista e culminando com um sunset na terraza. Nascia então a festa “We Love Sundays”, que acontece por 14 semanas durante o verão, e que receberia em 2002 o prêmio de melhor noite de Ibiza no Dancestar Awards.

A Space, acompanhando a revolução da cultura clubber, remodelou as cabines dos DJs entre 1999 e 2000. Antes, os DJs tocavam muito próximos aos bares internos e externos, e com as mudanças, os DJs começaram a aparecer de frente para o público e não mais “escondidos”. E a explosão veio em agosto de 1999, quando em uma festa da BBC Radio 1, os DJs Carl Cox, Mousse T e Boris Dlugosh tocaram para um público em delírio. As cabines tornaram-se o local sagrado para os clubbers e o Space ganhou o prêmio de melhor club do mundo no Dance Star Awards, em 2001.

Entre os anos de 2000 e 2010 o club consolidou-se pelo mix de gêneros da música eletrônica e, com a mudança das leis, o club passou a fazer mais festas durante o dia, tornando-se referência mundial com cinco diferentes pistas. Seu soundsystem impecável foi indicado durante anos como o melhor do mundo no IDMA (International Dance Music Awards), virando uma espécie de meca da música eletrônica.

Em 2010 a Space abriu franquias da marca, após ser procurada por empresários da localidade de Sharm, no Egito. Depois vieram Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e no final de 2012, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Com seus 23 anos o Space é o club com maior número de premiações no mundo e com uma audiência ímpar a cada temporada.

COMMENTS:

 

Jonathan Ulysses (Space Ibiza resident)
“Têm sido muito divertido tocar na Space por essas 15 temporadas. O sistema de som não fica devendo ao de nenhum outro club e o público que frequenta parece ser mágico. Cada vez mais artistas tocam ao vivo no club. Além disso, Ibiza está se tornando o local número 1 pra quem quiser se divertir pra valer. Tive sorte em ver os projetos da Space Brasil que estavam em Ibiza. É de tirar o fôlego, com espaço para shows ao vivo e para os melhores DJs que tocarão no país. Acho que será muito empolgante para os brasileiros, que poderão desfrutar daquela dimensão diferente, com aquele sabor que se espera do Space.”

 

Elio Riso (Space Ibiza resident)
“A Space tem algo especial, um som excelente e pessoas muito legais. Por isso, a Space B. Camboriú tem que ser algo mágico!

 

Raul Boesel (DJ e ex-piloto)
“A primeira vez que conheci foi em 2005, e desde então, vou todo ano. Nesses últimos 8 anos vi os melhores DJs do mundo se apresentarem lá. O club é incrível, o sistema de som um dos melhores que conheço, assim como a vibe do público. Nos últimos dois anos fui para o fechamento da temporada e, claro, para a festa do Carl Cox. Fui para assistir a abertura da noite com a DJ tINI e o B2B do Loco Dice com o Carl Cox. Simplesmente impossível de
se descrever. Eu e minha esposa Deborah voltaremos esse ano, com certeza.”

NO BRASIL

A vinda do Space para Balneário Camboriú é fruto do empreendedorismo de Herlon Hamm e de General. Os dois foram pioneiros na organização de eventos de música eletrônica na região, festas como ‘Gastronic e Fullgas’, que contratavam DJs como MauMau, Nude e George ACTV (SP), Anderson Noise (BH) e a dupla Leozinho & Paciornik (PR). Esta é a terceira franquia da marca no mundo, a primeira nas Américas. Empreendimentos de sucesso como o Djunn Music Place e o Parador Beach Club pareciam antever toda a movimentação clubbing que Balneário Camboriú viveria, se tornando uma espécie de ‘Nova Ibiza’.

Com o que existe de mais moderno em som, como o sistema Funktion One, e iluminação, a estrutura da Space brasileira privilegia o conforto do público ocupando uma área de 158 mil metros quadrados cercado pelo verde local, tudo com aval da marca Space, que acompanhou o projeto desde o início.

O line-up de inauguração teve shows de nomes como Carl Cox, Mark Knight, Camilo Franco (Space Ibiza resident), Yousef, Nic Fanciulli, Robert Dietz, Ali Tiefschwarz, Josh Wink, Stefano Noferini e o brasileiro Carlo Dall’Anese.

Veja as fotos da festa de inauguração da Space B. Camboriú aqui.

CURIOSIDADES:

PLATAFORMA PARA DJs
O club Space, ainda que fora da rota New York – Londres, foi responsável por catapultar e consolidar ainda mais as carreiras de DJs como Sasha, o primeiro a desfrutar de uma residência no club, seguido por John Digweed e Carl Cox, com residências de mais de dez anos de sucesso. Ainda tocaram no club pioneiros da cena como Paul Oakenfold e Tom Middleton. E surgiram DJs residentes como Jonathan Ulysses (residente do Mob Festival no Brasil) e o argentino Elio Riso, que desembarca por aqui com frequência.

DIVERSIFICAÇÃO
O grupo Space, até hoje regido por Pepe Roselló, diversificou-se e além do club, abriu sua própria gravadora e agência de DJs (que promove as tours da Space pelo mundo afora). No Brasil, o club Anzu de Itú/SP foi o primeiro a promover essas festas, criando um intercâmbio entre os clubs. Além disso, criou-se a Space Entertainment (uma divisão em Barcelona, voltada a outros empreendimentos), como patrocínio de um time de futebol que estampa
no uniforme a marca Space.

PIONEIRISMO
Entre algumas curiosidades, o club Space foi responsável pela introdução das bebidas energéticas em Ibiza. A logomarca da Red Bull logo invadiu os after hours e as tradicionais domingueiras ‘We Love Sundays’ na terraza.

GRAVADORA
O Space também descobriu o poder de afirmação de sua marca no mercado fonográfico, lançando seu selo e distribuindo mundialmente. São compilações assinadas pelos seus residentes, como a ‘Global’ de Carl Cox e outros convidados escolhidos a dedo a cada temporada. São mais de 70 compilações, que vendem milhares de cópias mundo afora. O brasileiro Júlio Torres (dos projetos Crossover e Dexters) teve uma de suas faixas lançadas em um CD duplo da Space em 2001.

Visite os links abaixo:
www.spaceibiza.com
www.spacebcamboriu.com.br

Publicado na Mixmag Brasil #15
Words: Gonçalo Vinha e Beto Borges Photos Divulgação Space Ibiza press
Fotos Space Balneário Camboriú: Guilherme Ramos, Fábio Lancini
Fotos artistas: divulgação

 

Fonte: Mixmag

RECEBA NOVIDADES NO E-MAIL

Deixe um comentário

Notícia

Any Mello lança EP com remixes de Aninha e Victor Enzo

“Pluto” foi lançado nessa sexta-feira, via Nin92wo

Manoel Cirilo

Publicado há

Any Mello
Foto: Divulgação

Any Mello é um exemplo de profissional multifacetada. Iniciada como VJ há mais de sete anos, a artista trocou os softwares de vídeo pelos de mixagem de áudio e segue a carreira de DJ e produtora desde o início de 2017. Dos tempos de VJing para a nova fase profissional, o que não mudou foi sua forte conexão com o público e a paixão pelo techno — algo que também pode ser medido pelo seu mais novo lançamento.

Via Nin92wo, Any lançou na última sexta-feira o EP Pluto, que traz a faixa-título, produzida pela própria, e remixes de dois grandes nomes do mercado nacional: a catarinense Aninha, com mais de 15 anos de profissão, compartilha toda expertise adquirida à frente da AIA Records e de pistas como Warung e Vibe, onde manteve longas residências. Do outro lado, temos o melódico Victor Enzo, grande promessa da cena nacional, que tem suporte de artistas do calibre de Richie Hawtin.

A versão original do single explora synths limpos e uma linha de baixo firme e abafada. Vocais suaves finalizam a faixa, que apresenta a história de uma garota perdida no planeta mais afastado do Sistema Solar, uma belíssima obra com alta qualidade técnica. Aninha traz sua pegada bem houseada e eleva os grooves da faixa, enquanto Victor Enzo carrega a mão e entrega a versão mais agressiva de “Pluto”, com batidas super densas e bem configuradas para as pistas. O resultado você no player abaixo:


Manoel Cirilo é colaborador da Phouse.

Continue Lendo

Notícia

Nevoeiro desfalca XXXPERIENCE e TribalTech; entenda o caso

Artistas que iriam de um festival para o outro acabaram não conseguindo viajar

Flávio Lerner

Publicado há

XXXPERIENCE e TribalTech
Foto: Sigma F/Reprodução

Nesse sábado, 22, dois dos mais aguardados festivais da cena eletrônica nacional aconteceram simultaneamente: XXXPERIENCE e TribalTech. Tentando evitar o mau tempo que atrapalhou anos anteriores de ambos os eventos — o que justamente motivou a XXX para transferir sua data de novembro para setembro —, os dois rolaram numa boa, sem temporal nenhum pra acabar com a vibe. Mesmo assim, a zica climática atacou por outro lado, e acabou desfalcando as duas festas.

Por causa do forte nevoeiro que atingiu Curitiba, os dois aeroportos da capital [Afonso Pena e Bacacheri] fecharam, além do Aeroporto Municipal de Ponta Grossa e do Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina. Com isso, a aeronave particular — contratada em parceria entre os dois festivais — que sairia no começo da madrugada de São Paulo para levar Len Faki, Dubfire e Tessuto ao TribalTech, e posteriormente Ben Klock e Gabe para São Paulo, não conseguiu decolar.

+ “O festival vai ficar muito mais interativo”; Erick Dias fala sobre a #XXX22

Além deles, Guy Gerber cancelou anteriormente com os dois festivais, alegando na última quinta-feira que teve sua casa invadida e pertences roubados, incluindo seu passaporte. Já o voo comercial que levava o sueco Gaudium, atração do palco de trance 3DTTRIP, do TribalTech, atrasou, o que fez com o que o artista não chegasse a tempo para tocar. 

A XXX contornou o problema colocando Renato Ratier para estender o seu set, que já encerraria o Union Stage, por quatro horas, assumindo também o horário de Ben Klock, enquanto o Joy Stage, que fecharia com o Gabe, acabou terminando mais cedo; já o Guy Gerber foi substituído por um B2B entre ANNA e Patrice Bäumel, que já eram atrações do Union. 

+ TribalTech Enlighten: confira detalhes da próxima edição do festival

No TribalTech, Len Faki e Dubfire, que seriam as últimas atrações do TribalTech Stage, foram substituídos por Ben Klock [que estendeu seu set em meia hora] e Anthony Parasole, que originalmente tocaria no Timetech [e acabou sendo substituído por um segundo set do alemão Sammy Dee]. Já no Secret Stage, um B2B entre Renato Cohen e RHR fechou o palco, no lugar de Tessuto. O festival acabou sendo encerrado uma hora antes do programado.

Em contato com a Phouse, a assessoria do TT afirmou que já está em contato com as agências dos artistas para tentar trazê-los novamente a Curitiba. Enquanto isso, a produção da XXX afirma também ter a intenção de trazer Ben Klock para a edição do ano que vem.

Antes, ambas as labels já haviam pedido desculpas ao público e explicado o problema em suas respectivas redes sociais.

NOTA OFICIAL.

Posted by Tribaltech on Sunday, September 23, 2018

Flávio Lerner é editor da Phouse.

Continue Lendo

Notícia

Depois de SP, Só Track Boa Festival está prestes a invadir o Mineirão

Festival terá edição mineira maior e mais longa em relação a 2017

Phouse Staff

Publicado há

Só Track Boa BH
Estrutura será a mesma da edição de SP. Foto: Divulgação

Depois de comemorar seus sete anos no começo do mês em São Paulo, o festival da Só Track Boa está prestes a invadir o gramado do Mineirão, em Belo Horizonte. A estrutura será idêntica à da edição paulistana, com palco de mesmo tamanho.

Com um lineup que traz atrações como Malaa, Dashdot com Ashibah, KVSH, Bruno Be e Chemical Surf em B2B com Gabriel o Pensador, a festa rola a partir das 18h deste sábado, 29, e se encerra com um after set especial do Vintage Culture, que começa às 08h e não tem hora pra acabar. Isso significa que a produção conseguiu ampliar o tempo inicialmente previsto de 12 horas para 14 horas, mais o after.

Confira a programação completa:

Só Track Boa Belo Horizonte
Arte: Divulgação

Como destacamos em julho, a festa mineira vem em um formato bem maior do que a edição de 2017, com mais tempo de duração e mais espaço. Segundo a OTM Produções (que produz a festa em BH ao lado da Entourage), este é o primeiro grande evento de música eletrônica no gramado do famoso estádio da capital.

“No ano passado, o Só Track Boa Festival BH aconteceu na esplanada do Mineirão, e neste ano o evento acontecerá no gramado, usando as dependências como camarotes. Levar o evento para dentro do estádio valorizará sua estrutura, pois teremos espaço suficiente para montar o gigantesco palco que foi desenvolvido para a tour de 2018″, declarou Otacílio Mesquita, da OTM, em contato com a Phouse.

LEIA TAMBÉM:

Vintage Culture solta set para celebrar os 7 anos de Só Track Boa

Só Track Boa anuncia festival no gramado do Mineirão

Vintage Culture lança série sobre clubes brasileiros

Continue Lendo

Publicidade

Sundance (300×250)
Federal Music 300×250

Facebook

PLAYLIST

Trending

-->

Copyright © 2018 Phouse

Translate »
Sundance Pop Up