The Lot

Rádio nova-iorquina chega ao Brasil com eventos em SP e Rio

Do Brooklyn, a rádio The Lot invadirá as programações de Lapa55 e Na Manteiga, diretamente de hotéis da rede Selina

O panorama de rádios online certamente encontrou seu momento de maior opulência nesta última década, na qual vimos um crescimento vertiginoso na quantidade e variedade de empreitadas desse tipo pelo mundo todo, impulsionado por sua maior popularidade entre as preferências de consumo e disseminação musicais disponíveis.

É dentro deste fenômeno que se insere o surgimento de plataformas hoje célebres como Rinse e Red Light, assim como algumas infelizmente extintas como a Berlin Community e a Red Bull Radio, e tantas outras que, entre diversas origens e inúmeros destinos, conectavam tantos artistas locais a um público global.

Aqui também podemos contar a The Lot, uma rádio que transmite uma imensidão de ritmos e exibe um imenso contingente artístico diariamente a partir de um contêiner situado num pequenino terreno do Brooklyn, em Nova Iorque. Criada pelo belga François Vixelaire, ela conta quase quatro anos de programação intensa que levou seus ouvintes aos mais coloridos recônditos do globo através da música, e ajudou a mudar seu entorno num dos bairros mais agitados da cidade.

+ LEIA TAMBÉM: RIP João Gilberto: o que o gênio da bossa nova tem a ver com a música eletrônica

Pode se dizer o mesmo da Na Manteiga, webradio paulistana que por um período semelhante vem trazendo uma farta musicalidade mundial a uma já fidelizada audiência nacional, enquanto destaca a riqueza do talento brasileiro mundo afora.

E ainda temos iniciativas mais recentes que adicionam a esse cenário ainda mais pujança, dando-lhe fôlego e agregando diversidade através de esforços curatoriais bem afinados com a renovação recorrente e a inovação inerente a cenas como a do Rio, de onde a Lapa55 mostra a uma legião de ouvintes as  diversas encarnações da musicalidade única do bairro carioca que a nomeia. Ela é também fruto dos esforços de uma companhia internacional do ramo de hospitalidade, cuja presença em terras brasileiras é marcada por eventos culturais.

+ LEIA TAMBÉM: Orgânica e ecumênica: uma história oral da Gop Tun

A Selina Lapa abriga a rádio e a situa no meio dos Arcos da Lapa, e agora traz àquela mesma instituição nova-iorquina que ajudou a transformar sua vizinhança para realizar um takeover que vai se espraiar por três dias de transmissão ininterrupta — 10, 11 e 12 de outubro —, trazendo a nata de muitas das cenas que dão força ao atual contexto da música brasileira para suas instalações, e dali para o globo.

Durante esses três dias, tanto a Lot Radio quanto a Lapa55 Radio transmitirão simultaneamente a programação ao vivo, durante o dia através do lobby, e à noite, do terraço do Selina Lapa Rio. Nos dias 11 e 12 de outubro, as rádios também promoverão festas após as transmissões, com vista privilegiada dos Arcos.

Essa ocupação vai ser continuada na semana seguinte com a Lot Radio invadindo a programação da Na Manteiga, e promovendo uma bela continuação a esse takeover histórico diretamente do Selina Vila Madalena, em São Paulo. Essa parceria vai rolar por 12 horas seguidas, na próxima terça-feira, 15, continuando a apresentar talentos brasileiros aos cantos e recantos do Brasil e do mundo.

Chico Cornejo é colaborador eventual da Phouse.

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS