Transitions

Dance Paradise transmite edição histórica de um dos maiores podcasts da cena eletrônica global

O Transitions, radio show de John Digweed, atinge hoje seu programa de número 700; rádio brasileira vai transmitir ao vivo

Poucos artistas no planeta alcançaram a marca de 700 edições de um programa de rádio no mundo. Entretanto, mais difícil do que alcançar essa marca é ainda se manter com relevância incontestável por toda a indústria. Após a aposentadoria do podcast de Carl Cox pela Global Radio em 2017, com incríveis 722 edições, o Transitions de John Digweed passa a ser um dos programas semanais de música eletrônica mais importantes do planeta — possivelmente atrás apenas do Essential Mix, da BBC Radio 1.

Início

De setembro de 2000 a janeiro de 2011, Digweed hospedou um programa semanal de duas horas na rádio Kiss 100 do Reino Unido, na qual ele tinha um set seu na primeira hora e recebia um DJ convidado para a segunda. A mudança para o nome “Transitions” ocorreu em setembro de 2006, quando seu show já estava disponível em todas as estações de rádio da Kiss. Naquela época, também foi o nome de uma série de álbuns de quatro volumes de Digweed lançados a cada seis meses, entre 2006 e 2008. Em janeiro de 2011, o programa foi exibido pela última vez na Kiss 100, mas o show continuou a ser transmitido online e em 69 países, através de estações de rádios filiadas.

Folder da edição 627 de 2016 com um set gravado em 1997, marcando o retorno da parceria com Sasha

Relevância

O programa é disponibilizado também no Mixcloud. No fim de 2017, a plataforma divulgou a lista das contas mais ouvidas de dance music, em que John esteve em primeiro lugar com a marca assustadora de 14 milhões de plays no ano. À frente de figuras importantes como Above & Beyond e Markus Schulz, em torno de 95% dos plays na plataforma provêm do podcast semanal. Durante todos esses anos, o programa recebeu os famosos “guest mixes”,  nos quais Digweed cede uma hora para artistas que ele suporta e grandes nomes que são importantes dentro da cena.

+ Underground domina a lista dos DJs mais escutados no Mixcloud em 2017

Rolaram episódios emblemáticos, como a gravação dos sets ao vivo do Boat Party durante o WMC Miami em 2011, com Hernan Cattaneo como convidado, sendo umas das Offs mais disputadas na semana do festival americano. Somente no ano passado, o programa recebeu convidados como Carl Cox, Way Out West e Guy J, além de gravações ao vivo com Sam Paganini em Rosário (Argentina) e Jimmy Van M em Buenos Aires.

John ajudou a colocar em evidência dezenas de produtores que apoia. Ser um convidado de seu radio show se tornou uma espécie de selo de qualidade como um artista reconhecido mundialmente.

Brasil

A Dance Paradise, maior rádio de música eletrônica do país, tem uma relação com o aclamado programa do lendário DJ inglês há oito anos. E pela primeira vez, fará um especial com o podcast sendo transmitido ao vivo em dois horários, juntamente com a Jovem Pan — que hospeda seu programa Dance Paradise FM —, em 64 cidades do Brasil. A transmissão do Transitions 700 será feita nessa madrugada de sexta para sábado, a partir da 01h, e de sábado para domingo no mesmo horário, podendo ser acompanhada tanto pela Jovem Pan FM quanto pela rádio web.

Cidades em que o programa é transmitido pela Jovem Pan FM

Mix especial

Nesta edição comemorativa, John Digweed irá apresentar um set exclusivo com músicas que o influenciaram durante seus 30 anos de carreira, passeando por diversos momentos dos anos 90, 2000 e desta década. A expectativa é enorme por relembrar clássicos da era de ouro do house progressivo, além de techno, breakbeat, downtempo, disco e outros estilos que fizeram parte de sua trajetória.

Se não for encerrado, o Transitions caminhará para mil edições nos próximos anos, atingindo assim uma marca rara e histórica da cena eletrônica global.

* Jonas Fachi é colunista na Phouse; leia mais de seus textos.

CONFIRA TAMBÉM:

O anúncio de Sasha & Digweed no Warung Day Festival é um marco para o Sul

O set que mudou tudo! Direto de 1992, ouça demo histórica de John Digweed

Carl Cox abre 25º ano da série Essential Mix; escute!

Hernan Cattaneo faz história com o primeiro “All Night Long” do Warung

Nos passos de Boratto? Remix de Cattaneo indica que BLANCAh pode explodir globalmente

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer ganhar 23 mil reais para montar o estúdio dos seus sonhos?

Se você é DJ e produtor musical não perca essa oportunidade.
Inscreva-se gratuitamente no Burn Residency 2019.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS