Transitions
O Transitions, radio show de John Digweed, atinge hoje seu programa de número 700; rádio brasileira vai transmitir ao vivo

Poucos artistas no planeta alcançaram a marca de 700 edições de um programa de rádio no mundo. Entretanto, mais difícil do que alcançar essa marca é ainda se manter com relevância incontestável por toda a indústria. Após a aposentadoria do podcast de Carl Cox pela Global Radio em 2017, com incríveis 722 edições, o Transitions de John Digweed passa a ser um dos programas semanais de música eletrônica mais importantes do planeta — possivelmente atrás apenas do Essential Mix, da BBC Radio 1.

Início

De setembro de 2000 a janeiro de 2011, Digweed hospedou um programa semanal de duas horas na rádio Kiss 100 do Reino Unido, na qual ele tinha um set seu na primeira hora e recebia um DJ convidado para a segunda. A mudança para o nome “Transitions” ocorreu em setembro de 2006, quando seu show já estava disponível em todas as estações de rádio da Kiss. Naquela época, também foi o nome de uma série de álbuns de quatro volumes de Digweed lançados a cada seis meses, entre 2006 e 2008. Em janeiro de 2011, o programa foi exibido pela última vez na Kiss 100, mas o show continuou a ser transmitido online e em 69 países, através de estações de rádios filiadas.

Folder da edição 627 de 2016 com um set gravado em 1997, marcando o retorno da parceria com Sasha

Relevância

O programa é disponibilizado também no Mixcloud. No fim de 2017, a plataforma divulgou a lista das contas mais ouvidas de dance music, em que John esteve em primeiro lugar com a marca assustadora de 14 milhões de plays no ano. À frente de figuras importantes como Above & Beyond e Markus Schulz, em torno de 95% dos plays na plataforma provêm do podcast semanal. Durante todos esses anos, o programa recebeu os famosos “guest mixes”,  nos quais Digweed cede uma hora para artistas que ele suporta e grandes nomes que são importantes dentro da cena.

+ Underground domina a lista dos DJs mais escutados no Mixcloud em 2017

Rolaram episódios emblemáticos, como a gravação dos sets ao vivo do Boat Party durante o WMC Miami em 2011, com Hernan Cattaneo como convidado, sendo umas das Offs mais disputadas na semana do festival americano. Somente no ano passado, o programa recebeu convidados como Carl Cox, Way Out West e Guy J, além de gravações ao vivo com Sam Paganini em Rosário (Argentina) e Jimmy Van M em Buenos Aires.

John ajudou a colocar em evidência dezenas de produtores que apoia. Ser um convidado de seu radio show se tornou uma espécie de selo de qualidade como um artista reconhecido mundialmente.

Brasil

A Dance Paradise, maior rádio de música eletrônica do país, tem uma relação com o aclamado programa do lendário DJ inglês há oito anos. E pela primeira vez, fará um especial com o podcast sendo transmitido ao vivo em dois horários, juntamente com a Jovem Pan — que hospeda seu programa Dance Paradise FM —, em 64 cidades do Brasil. A transmissão do Transitions 700 será feita nessa madrugada de sexta para sábado, a partir da 01h, e de sábado para domingo no mesmo horário, podendo ser acompanhada tanto pela Jovem Pan FM quanto pela rádio web.

Cidades em que o programa é transmitido pela Jovem Pan FM

Mix especial

Nesta edição comemorativa, John Digweed irá apresentar um set exclusivo com músicas que o influenciaram durante seus 30 anos de carreira, passeando por diversos momentos dos anos 90, 2000 e desta década. A expectativa é enorme por relembrar clássicos da era de ouro do house progressivo, além de techno, breakbeat, downtempo, disco e outros estilos que fizeram parte de sua trajetória.

Se não for encerrado, o Transitions caminhará para mil edições nos próximos anos, atingindo assim uma marca rara e histórica da cena eletrônica global.

* Jonas Fachi é colunista na Phouse; leia mais de seus textos.

CONFIRA TAMBÉM:

O anúncio de Sasha & Digweed no Warung Day Festival é um marco para o Sul

O set que mudou tudo! Direto de 1992, ouça demo histórica de John Digweed

Carl Cox abre 25º ano da série Essential Mix; escute!

Hernan Cattaneo faz história com o primeiro “All Night Long” do Warung

Nos passos de Boratto? Remix de Cattaneo indica que BLANCAh pode explodir globalmente

Receba novidades no e-mail

Receba o melhor da Phouse em seu email!

:::. ALEATÓRIAS / LEIA TAMBÉM

Kaskade realiza desejo de garoto com câncer e toca em seu aniversário

Já curado da doença, o americano Efrain Cuessy comemorou 18 anos em um B2B com o ídolo

Filme do Netflix sobre o Fyre Festival está disponível no Brasil

Com subtítulo digno de “Sessão da Tarde”

Dre Guazzelli entrevista Bruno Martini

Influência do pai, Disney, “Hear Me Now”, parcerias de peso e palinha no estúdio marcam esta edição

GoFestivals oferece pacotes para o Ame Laroc Festival

Festival rola durante o Carnaval, entre as duas casas irmãs de Valinhos

Quarto round: Tomorrowland revela mais 15 nomes

De Alison Wonderland e Zeds Dead a Eric Prydz e Nina Kraviz

“Assume Form”: James Blake flerta com o pop em novo álbum

Produtor e cantor conta com colaborações de Andre 3000, Travis Scott e Rosalía

“Chase The Sun” é a nova collab do Hardwell com o Dannic

Bons amigos, os produtores voltam a emplacar uma nova track juntos

EP de Hikaru Utada com Skrillex é lançado; ouça!

Disco traz a trilha sonora do game “Kingdom Hearts III”

Gabriel Boni remixa Vitor Kley; escute

Remix saiu pela Midas Music, de Rick Bonadio

Tropkillaz terá seu próprio bloco no Rio

Zegon e Laudz vão comandar o “Bloco do Tropkillaz” na capital carioca