fbpx
Billboard 200

Visualizações em vídeos serão contabilizadas no chart de álbuns da Billboard

Com a mudança, vídeos de plataformas como o YouTube passam a ser considerados no "Billboard 200" a partir do ano que vem

A Billboard confirmou nesse final de semana que, a partir de 03 de janeiro, vai incluir os plays em vídeos de músicas do YouTube nos cálculos do chart Billboard 200. Além do YouTube, conteúdos em vídeo de Apple, Spotify, Tidal e Vevo também serão contabilizados. A partir do dia 18 de janeiro, essas mudanças já serão refletidas nas paradas.

A medida — que já estava em pauta ao menos desde 2017 — também vale para os charts de consumo de álbuns divididos por gêneros (como hip-hop, pop, rock e dance). Essas paradas classificam os álbuns mais populares da semana com base em métricas de consumo, que incluem vendas tradicionais de álbuns, “track equivalent albums” (TEA) e “streaming equivalent albums” (SEA).

O chart Billboard Hot 100, que enumera as músicas mais populares a cada semana, já considera dados do YouTube desde 2013. A diferença é que, enquanto a paradas musicais abrangem vídeos gerados por usuários, as de álbuns contarão apenas conteúdos oficiais licenciados.

“Nossa decisão de adicionar o YouTube e outros dados de streaming de vídeo aos charts de álbuns reflete a evolução contínua do mercado de consumo de música e as maneiras pelas quais os consumidores se conectam ao conteúdo relacionado ao álbum”, disse Deanna Brown, presidente da Billboard.

Segundo o diretor global de música do YouTube, Lyor Cohen, a medida ainda pode beneficiar a música eletrônica. “Gêneros como latino, hip-hop e eletrônico, que dominam consistentemente as paradas do YouTube, agora serão reconhecidos adequadamente por sua popularidade”, disse.

LEIA TAMBÉM:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS