Yaya

Um som com ricas referências: conheça o italiano Yaya

Artista lançou neste mês seu primeiro álbum, "You Decide", por sua própria gravadora

Se fôssemos somar a elegância musical italiana com algumas raízes étnicas africanas e, claro, música eletrônica, qual seria o resultado dessa equação? Quem pode servir como um ótimo exemplo dessa mistura musical é o italiano Yaya, DJ, produtor e headlabel da Tamango Records, gravadora que fundou em 2016, lançado tanto no digital como em vinil.

Natural de Turim, na Itália, Yaya ficou conhecido na indústria musical após receber o apoio de Loco Dice e da sua gravadora Desolat, por onde lançou seu EP de estreia em julho de 2009, Vecute, comercializado apenas em vinil.

Yaya – Vecute [Desolat X003]

Vecute [Desolat X003] was the debut 12" by our dear friend and SERAN BENDECIDOS member Yaya. Purple 12", vinyl only, released in July 2009 ▶️ Still available here: https://desolatmusicgroup.de/en/release/vecute.html

Posted by Desolat Music Group on Wednesday, July 17, 2019

Juntos, os dois performaram por alguns dos principais clubs e festivais do mundo, incluindo Fabric, Watergate, o extinto Cocoricò, The BPM, Sonus e WE ARE FSTVL, além das renomadas casas de Ibiza, incluindo Amnesia, Space e Ushuaïa. Hoje, Yaya é reconhecido por sua sonoridade peculiar que tem forte influência da família, visto que seu pai era a voz principal do grupo M’Bamina; ele também adquiriu percepção rítmica se apresentando como baterista pela cidade.

No início deste mês, dia 05, Yaya lançou seu álbum You Decide, pela própria Tamango Records. Trata-se do seu primeiro trabalho no formato, que chegou em duas versões: digital, com 12 faixas originais, e vinil, recebendo oito delas. Ouça na íntegra:

Lembra da influência familiar que citamos logo acima? O álbum inclusive conta com a participação dos vocais de sua irmã em algumas faixas do disco. Através do comunicado para a imprensa, Yaya explicou também a origem do nome da obra: 

“Chama-se You Decide porque acredito firmemente que cada um de nós é o único responsável por suas ações, escolhas e consequências. Você é quem decide o tempo todo sua vida. Este álbum foi produzido durante o ano passado em diferentes períodos e lugares: da Índia a Miami, do Peru às Maldivas, então espero que vocês possam ver de onde tirei inspiração para cada faixa”.

Em resumo, o álbum sintetiza suas amplas influências musicais e multiculturais — uma história que atravessa o início, meio e fim da carreira artística de Yaya, mostrando também sua evolução através de uma sonoridade bastante madura, combinando instrumentos percussivos com sua linha sonora minimalista, e criando assim, paisagens sonoras vanguardistas.

* Marllon Gauche é colaborador da Phouse.

+ LEIA TAMBÉM: Projeto misterioso de afro house, Acculma revela sua identidade

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

Quer aprender a produzir a sua própria música?

Compre agora o curso Make Music Now com 10% de desconto na inscrição e soundbank do Studio Tronnic para Sylenth1 grátis!.

RECEBA NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS